Com. Pezinho Lajes




Macaparanenses participam de feira de tecnologia em São Paulo

O empresário Reginaldo Lira, da Comercial Pezinho Lajes, seu irmão Ricardo Lira, diretor de Obras da Prefeitura de Macaparana e o projetista José Ramos, da cidade de Vicência, participaram de 29 a 31 de agosto, da maior feira de concreto da América Latina, a Concrete Show South America 2012, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Esta foi a 6ª edição da feira que este ano reuniu 550 expositores em 60.000m² de exposição e mais de 29 mil visitantes profissionais com alto poder de decisão de todo o Brasil e países vizinhos, 21% a mais que na edição anterior.

A Concret Show tem como principal objetivo apresentar soluções e tecnologia para o setor, promovendo a transferência dessa tecnologia e bons negócios aos participantes.
Reginaldo, Ricardo e José Ramos participaram de seminários e acompanharam a demonstração de alguns sistemas revolucionários para a construção civil que, segundo Reginaldo, logo serão implantados em Macaparana pela Comercial Pezinho Lajes.

Em São Paulo, eles também visitaram a Knauf, a maior empresa de transformação de EPS no mundo. Reginaldo fechou uma parceria com o representante comercial Ivan Alexandre, para a introdução de novos produtos Knauf no mercado onde a Pezinho Lajes atua. Esteve presente ao encontro a gerente comercial da empresa Knauf no Brasil, Valquíria Oliveira.

EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido, produto conhecido no Brasil como “Isopor”. Trata-se de um plástico celular rígido, resultante da polimerização do estireno em água, descoberto em 1949 pelos químicos Fritz Stastny e Karl Buchholz nos laboratórios da
Basf, na Alemanha.

O material é tido como “amigável” ao meio ambiente, por várias razões. Primeiro, porque 80% das emissões totais de dióxido de carbono (CO²) – o principal gás causador de efeito estufa - vêm da queima de combustíveis fósseis. Os aquecimentos doméstico e industrial – que os utilizam - lançam na atmosfera cerca de 620 milhões de toneladas de CO², apenas na Europa Ocidental, fazendo do isopor um aliado importante na solução deste problema. O isolamento térmico apropriado com EPS contribui para a redução das necessidades energéticas dos prédios, e, portanto, pode reduzir as emissões de CO² em até 50%.
Em segundo lugar, os produtos em EPS não contém e nunca contiveram CFCs ou HCFCs, gases responsáveis pela deterioração gradual da camada de ozônio.

Terceiro, como o material é muito leve, altamente resistente à compressão e a choques, de manipulação fácil e segura, ganhou status de proteção ideal para produtos durante o transporte. Não causa excesso de peso e, com isso, contribui para a redução do consumo de combustível.
Reginaldo Lira explicou que a Pezinho Lajes já dispõe de vários produtos nesse segmento, e que, em breve, terá novidades que vão propiciar muito mais economia, rapidez e segurança aos projetos de construção na região.














O projetista José Ramos, Ivan Alexandre e Valquíria Oliveira da empresa Kanauf  e Reginaldo Lira da Comercial Pezinho Lages, nasede da Kanauf em São Paulo.